A SBPRJ realizou no dia 24/08, o evento preparatório para o 35º Congresso de Psicanálise da América Latina, cujo tema será “Intolerância, Fanatismo e Realidade Psíquica".
Ruth Naidin (SBPRJ), Roberto Santoro (SPRJ) e a presidente da FEPAL, Wania Cidade, realizaram uma breve abertura do evento.
Eloá Bittencourt e Larissa Alberino, ambas da SBPRJ, palestraram sobre o tema “Entre muros e pontes: Intolerância nas Instituições psicanalíticas”. Na continuidade contamos com a participação de Pablo Santander (APChile) e Ney Marinho (SBPRJ), com o tema “Faces do extremismo: conflitos e reflexões psicanalíticas sobre o fanatismo”.
Tivemos 64 participantes que perceberam que o tema do Congresso promoverá discussões importantes sobre graves fenômenos contemporâneos, que preocupam à sociedade e aos psicanalistas do Brasil e do exterior.
Colegas da América Latina estiveram presentes, assim como a secretária geral, Joyce Goldstein, a coordenadora científica, Marina Massi, e colegas da coordenação científica e da comissão local, respectivamente, Maria José Tavares, Gisela Gorrese e Samantha Nigri.