PROGRAMA CULTURAL/SOCIAL

Intolerância, fanatismo e realidade psíquica

Ninguém nasce borboleta... A borboleta é um presente do tempo...

O Sol na cabeça, Contos de Geovani Martins,2018, Cia das Letras

Esse é o começo de um dos contos do primeiro romance de Geovani Martins, escritor negro carioca, com o título O sol na cabeça, publicado em 2018, último ano em que tivemos um congresso presencial da FEPAL, antes da pandemia (Lima – Desconstruções e Transformações).

De 2018 para cá, passamos por dois congressos virtuais (Fronteiras 2020 e Transitoriedades/Incertezas 2022), e finalmente nos reencontraremos no Rio, cidade que condensa no adjetivo “caloroso”, diversos e profundos significados.

Parafraseando Martins, ao pensarmos em como construir e contribuir para que o tema Intolerância, Fanatismo e Realidade Psíquica possa ser pensado, trabalhado e vivido em todos os matizes de nossa receptividade, podemos dizer que “ninguém nasce carioca na alma, a carioquice é um presente dos tempos e contratempos dos diversos Rios que nos habitam”.

É com alegria, seriedade e vontade de congregar uma experiência proveitosa para aqueles que se interessam pela psicanálise latino-americana que esperamos a todas, todos e todes em terras cariocas!

Conforme a construção de nosso trabalho, apresentaremos notícias e informações relevantes ao evento.

Até outubro de 2024,

Carlos, Eloá, Gisela e Samantha