Working Parties

Sobre os Working Parties

Os Working Parties da FEPAL são grupos de trabalho constituídos por membros das sociedades federadas que desenvolvem um projeto de investigação clínica numa área específica. Cada grupo implementa a sua própria metodologia de trabalho de acordo com o seu objetivo de estudo, seja ele a especificidade da psicanálise, a sessão analítica, a escuta, as teorias do analista, a formação de analistas, entre outros.

Esses grupos de trabalho intersocietários em nossa região foram lançados formalmente no pré-congresso da FEPAL em 2010. Desde então, têm acontecido nos pré-congressos da FEPAL e da FEBRAPSI, no CAP, nas diversas sociedades componentes da FEPAL e nos institutos de psicanálise.

É importante ressaltar que o exercício clínico realizado em esses grupos de trabalho é considerado uma experiência muito valiosa na formação de analistas, daí o valor de incluí-los nos institutos de formação das sociedades componentes da FEPAL.

A atual Coordenação Científica retomou as atividades da Comissão de Working Parties que iniciou seus trabalhos em 2012, sendo interrompidos durante as duas últimas gestões, provavelmente por se tratar de edições virtuais dos congressos.

A Comissão de WP da FEPAL nomeada pela Coordenação Científica é composta por representantes das diferentes zonas, Marga Stahr (SPP, representante da zona centro), Gloriani Landeros (AMPIEP, representante da zona norte), sob a coordenação de Maridel Canteli (SAP, representante da zona sul).

Orientações gerais para se inscrever nos Working Parties

No 35º Congresso da Fepal serão oferecidos oito métodos de Working Parties que a Coordenação Científica e a Comissão de Working Parties da Fepal integrou durante esta gestão. Veja abaixo os grupos:

1) Constelações pulsionais e subjetivação
2) Escuta da escuta
3) Especificidade do tratamento psicanalítico hoje
4) Método dos três níveis para observar as transformações de uma criança
5) Método dos três níveis para observar as transformações do paciente
6) Métodos clínicos comparados
7) Microscopia da sessão analítica
8) Sobre a especificidade do tratamento psicanalítico hoje

O congressista interessado em participar de um WP deve comprometer-se com uma atividade de 8 a 9 horas de duração, de acordo com o WP escolhido. Cada grupo possui um ou dois coordenadores e co-coordenadores e trabalha com um material clínico específico.

Os WPs são oferecidos em espanhol, português ou bilíngues. Fique atento ao idioma no momento de sua inscrição.

O pagamento é de R$123,50 (cento e vinte e três, e cinquenta) ou US 25 (vinte e cinco) para cada grupo escolhido.

Os WP são abertos apenas para membros e candidatos da Fepal/IPA. É possível inscrever-se em apenas um WP.