Eixo-Diversidade

Este eixo tem como objetivo pensar as diversas configurações sexuais e de gênero.

Vivemos tempos de muitas mudanças nas práticas sociais e na cultura, e isto também tem seus efeitos em nossa clínica psicanalítica. Por um lado, temos o avanço dessas transformações, fazendo surgir o novo e o diverso, por outro, práticas e discursos de intolerância e de violência contra configurações sexuais e de gênero, que se recusam a ouvir o que emerge dos sujeitos.

A proposta é um trabalho de desconstrução dos enunciados patriarcais e heteronormativos, que persistem na teoria psicanalítica, e de construção de pensamento à luz das mudanças das subjetividades atuais.

Para tanto, temos uma série de temas a serem discutidos pelo vértice do pensamento contemporâneo, que pode ser crítico do novo, mas, ao mesmo tempo, permeável, nos permitindo repensar a teoria e a clínica.

Entre os eixos a serem discutidos temos a revisão do Complexo de Édipo, os corpos e os desejos na diversidade sexual e de gênero, a ruptura de binarismos e lógicas pós-binárias, as transformações do feminino e do masculino, o paradigma do "trans", preconceitos e discriminações na cultura e na teoria psicanalítica, bem como o diálogo da psicanálise com os feminismos, as teorias de gênero e os discursos queer.

Queremos debater as teorias explícitas e implícitas dos analistas, as suas questões e os seus questionamentos para dar origem a uma psicanálise latino-americana que possa abranger a evolução das subjetivações contemporâneas.

José Galeano