Diván Podcast by FEPAL🎙️
Neste episódio: "A palavra racismo, só de pensar e dizer, já gera conflito" por Sônia Beatriz Dos Santos.
As instituições psicanalíticas não estão separadas da sociedade. Por isso, sabemos que há uma grande dificuldade em como o racismo é entendido na prática e no cotidiano. Vivemos em países forjados pelo mito da democracia racial, as sociedades psicanalíticas não estão isentas disso.
A sociedade brasileira vive de forma muito contundente um projeto de branqueamento da população, que continua a aparecer nas práticas, discursos, comportamentos e imaginários da população e nas sociedades psicanalíticas.
Clique aqui para ouvir episódio #3 - 1ª parte
Na 2ª parte do Episódio #3, Sônia dos Santos aponta que as sociedades psicanalíticas costumam se envolver e se manifestar sobre questões políticas, econômicas e sociais. No entanto, ela nos alerta que o problema do racismo implica um compromisso maior, pois o silenciamento que é orquestrado dentro das sociedades psicanalíticas é muito complexo. Ela argumenta que, na inclusão de pessoas negras, indígenas, não-brancas nas sociedades, há algo que está sendo escondido e que produz muito sofrimento.
A nossa convidada insiste em que devemos dar espaço e visibilidade ao que está a acontecer dentro e fora do nosso ambiente.
💡Sônia Beatriz Dos Santos é:
-Membro Provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).
-Doutora em Antropologia. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).